ARTESÃOS

o ouro que aflora pelas mãos

Uma coleção feita por muitas mãos.

Peças únicas e edições limitadas

entalhe

latão

bordado

papel crepom

pedra sabão

Descobri em Tiradentes uma riqueza imensa, escondida, parecia anestesiada, às vezes assustada, apenas observando a vida passar.

 

Lá encontrei o verdadeiro ouro de Minas Gerais, puro, como que parado no tempo, latente dentro de tantos rostos e tantos corações. Ele reluz tanto que por vezes chega a cegar quem passa desavisado.

 

Este ouro todo ainda está lá. Ele aflora pelas mãos daqueles que entalham a madeira, esculpem a pedra, bordam flores, enfeitam cruzes, iluminam vidas.

 

Uma herança infinita que atravessa gerações e se revela cada vez mais bela, repleta de tradições, de histórias, de memória, de alma.

 

Basta sabermos olhar.

 

Cômoda Rococó

2018

Madeira Cedro Rosa maciça. A peça foi entalhada pelo artesão Rondinelly Santos (Tiradentes MG). O desenho fluído das volutas e folhas de acanto ganha vida através do entalhe e perpassa as cinco gavetas da cômoda unindo-as sutilmente, criando um efeito óptico que faz a madeira parecer macia.

Nas fotos a primeira de uma série de 08 cômodas, cada uma com desenho exclusivo.

Entalhar a madeira é transformá-la, reescrevendo sua história através das mãos.  É assim que nasce cada uma das cômodas desta série limitada. Tendo em vista estas características todas as peças são numeradas e produzidas sob encomenda.

 

60 L x 36 P x 120 H (cm) 

2018 | Semana Criativa de Tiradentes - Desdobramentos | SP - Arte 2018

 

Espelho Relicário

2018

Madeira imbuia maciça e espelho lapidado bronze 4mm. É possível optar pelo lado de abertura ao se instalar o espelho na parede, e sua dobradiça em madeira permite inclusive que seja colocado sobre uma mesa ou aparador, se assim desejarmos.

Por se tratar de madeira maciça cada peça é sempre única. Peças numeradas produzidas em edição limitada.

35 L x 5 P x 33 H (cm) 

2018 | MADE

 

Móvel Brocado

2018

Madeira cabreúva maciça. 

O tradicional bordado extravasa o tecido e reaci sobre o vidro bronze que compõem a porta do Armário Brocado. Os tons dos fios tingidos naturalmente pela Mattricaria lembras as cores das pinturas encontradas nas igrejas e casas históricas de Tiradentes, MG.

O bordado no vidro é obra da artesã D. Maria Conceição de Paula. 

Nas fotos a primeira de uma série limitada de 08 peças, cada qual com um desenho diferente criado a partir da composição de diversos furos e da utilização de fios em tons diversos.

Tendo em vista estas características todas as peças são numeradas e produzidas sob encomenda.

 

57 L x 42,5 P x 145 H (cm) 

2018 | MADE

 

Espelho Janelas

2018

Feita em latão, esta peça recebe nas estruturas laterais bordados feitos cambraia de linho JRJ com acabamento em ponto ajour, lembrando as janelas da cidade de Tiradentes, que têm nesse detalhe uma forma de sutilmente disfarçar o interior das casas, dando-lhes privacidade ao mesmo tempo que permitem a passagem da luz. Na parte central o espelho lapidado bronze dá o caráter funcional a peça.

Os desenhos bordados são obra do artesão Rondinelly Santos, criados um a um para cada uma das 08 peças desta edição limitada. Os bordados feitos por D. Maria Conceição de Paula também apresentam composições de fios diferentes dependendo de cada desenho.

Tendo em vista estas características cada peça é única.

 

 61,5 L  x 0,5 P x 24,5 H  (cm) 

2018 | MADE