GALERIA E EXPOSIÇÕES

Expor vai além de criar, é apresentar a criação para o mundo. Nos colocamos ali, ao lado de cada filho gerado e aguardamos para saber como eles serão recepcionados.

É uma mistura de alegria e medo, de força e insegurança, de paz e ansiedade. É nessa hora que observamos o olhar do outro sobre nós, afinal nossos produtos são uma extensão do nosso ser, do nosso pensar, do nosso sentir.

 

Por isso é tão difícil e ao mesmo tempo tão gratificante.

Rua Professor Filadelfo Azevedo, 521

Casa 2 - Vila Nova Conceição

São Paulo

NACIONAIS E INTERNACIONAIS

 

A Galeria YANKATU fomenta a cultura através de exposições, bate-papos e oficinas.   A linha mestra da curadoria é embasada na pesquisa de técnicas artesanais e tradições brasileiras assim como suas relações com o entorno e ancestralidade.

Enxergar a beleza e a arte que algumas vezes passam desapercebidas e trazê-las à tona, apresentando todo seu potencial e permitindo que os outros vejam através do meu olhar. Talvez seja esse o grande propósito da Galeria Yankatu.

Maria, eu te daria o meu jardim de flores

Junho 2019

Um convite a contemplação, a um parar que permite que o tempo continue passando enquanto apreciamos sem pressa as sutis camadas que recobrem nossa alma.

É nesse ritmo slow e através de proporções que ultrapassam os limites do comum, traços bem característicos do trabalho de Daniela Karam, que ela nos conduz à outra dimensão onde força e delicadeza convivem em perfeito equilíbrio, numa interpretação que como bem disse Milton Nascimento, possuem " esta estranha mania de ter fé na vida".

Até 5 de Julho

Seg. à Terça. das 14h às 18h

Outros dias e horários com hora marcada

(11) 98142-2200

Artista: Daniela Karam

 

Conta.to encontros, lembranças e saudades

Maio 2019

Cerâmicas, cristais, madeira maciça e latão, detalhes

singelos que traduzem os sentimentos da artista em

relação ao tempo e, através do seu olhar e de suas mãos,

transformam-se em arte.

A alma da Maria Helena une-se a da artesã Deuzani, a da

Yankatu e a minha e convidam você a adentrar a

exposição, reviver suas memórias e encontrar sentido em

todas as lembranças, encontros e saudades que fazem

parte de ti.

Artista: Maria Helena Emediato

Fotos: Marcelo Oseas

 

Exposição Uma Crônica Munduruku

Março 2019

Uma Crônica Munduruku, do fotógrafo Marcelo Oséas, é muito mais que uma exposição: é um chamado, um manifesto, uma atitude.

Enche nossos olhos através da beleza das imagens.

Encanta ao desvendar os caminhos trilhados pelo artista até concluir as obras, pigmentadas uma a uma com materiais coletados por ele em sua viagem à Amazônia.

Emociona com a urgência do seu propósito.

Artista: Marcelo Oséas

 

Vídeo: Fabio Tozzi

Exposição Coisas e Não Coisas

Novembro 2018

Coisas e não Coisas é uma exposição que apresenta o trabalho da artista Zana Maria Alves, sua pesquisa do fuxico enquanto partícula, com sua forma, textura e acabamento levados ao limite da pesquisa, ao limiar da arte. 

Zana Maria é artista e o fuxico através dela ganha outro propósito: desconstruir nosso olhar e mostrar que nem tudo precisa ter um nome, uma razão, uma função, e que sim, há “não coisas” que podem existir apenas para nos encantar. Aliás, devem, pois o que seria da vida sem este respiro para alma?

Do meu encontro com Zana em 2015 nasceu a luminária Ipê e de lá para cá uma amizade preciosa floresceu, então para mim esta exposição têm também um significado muito especial, a forma que encontrei de homenagear sua arte.

 
1/4

Pollume Brilha

entrelaçando poéticas

Outubro 2018

Essa exposição marca uma nova etapa da Yankatu, uma etapa em que vamos além das nossas peças, do nosso trabalho, e procuramos compartilhar nosso olhar, abrindo as portas do nosso espaço para exposições de artistas, designers e artesãos, que dialogam com nosso conceito, com nossos valores, com nossa alma.

Ter a artista, e amiga muito querida, Clarice Borian ao nosso lado e a exposição Pollume Brilha inaugurando esta nova fase têm um significado imensurável, e para completar o clima mágico, o reflorestador Diego Lahóz, das Flores no Cimento, criou uma instalação botânica e a querida Zana Maria Alves, uma experiência gastronômica, nos permitindo adentrar um sonho.

Fotos: Marcelo Oseas

 
1/6

Lançamento Livro Deuzani - a poeta do Vale

Agosto 2018

Lançamento do livro Deuzani - a poeta do Vale.

Quanta emoção nesse dia! Conseguir, ao lado do querido amigo Marcelo Oséas, editar o livro de poesias tão sonhado pela Deuzani, amiga, artesã, poeta (e tantas coisas mais!) que tanto admiro.

 

São 80 páginas de poesias que nos transportam para o Vale do Jequitinhonha, que nos fazem percorrer juntos os caminhos trilhados pela poeta e que nos ensinam o valor e a importância das coisas simples da vida. 

Quer saber mais? Clique aqui.

 

Através da Yankatu exponho não somente o meu trabalho, apresento também o trabalho dos artesãos conectados aos meus.

É uma responsabilidade enorme, pois trago comigo o sonho de muitos.

 

Espero conseguir corresponder a todo carinho e confiança que recebo destas pessoas maravilhosas, e transmitir para você as mesmas emoções que senti e sinto até hoje por cada passo dado.

 

DUAS CRÔNICAS

Outubro 2019

A CASA Museu do Objeto Brasileiro​

ABERTURA 1 DE OUTUBRO AS 19H30

VISITAÇÃO: Data: de 1 a 13 de outubro

 

Museu A Casa Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 1216/1234

Horário: Terça à Domingo das 10h às 18h30

 
1/6

MADE LATINA

Agosto 2019

Lançamento Coleção ALMA-RAÍZ

Fotos: Daniel Freire

 
1/1

6º Prêmio do Objeto Brasileiro 

Novembro 2018

A CASA Museu do Objeto Brasileiro​

A Luminária NI foi premiada no 6º Prêmio do Objeto Brasileiro realizado pelo Museu A CASA.

Menção Honrosa na Categoria Objeto de Produção Autoral

Fotos: Angelo Miguel

 
1/6

Exposição Artesãos, o ouro que aflora pelas mãos

Outubro 2018

Espaço Raízes - Tiradentes - MG

Esta exposição apresentou as peças da coleção que leva o mesmo nome: Artesãos, o ouro que aflora pelas mãos, contextualizadas pelas belíssimas imagens do fotógrafo Marcelo Oséas, durante a Semana Criativa de Tiradentes 2018, na cidade de Tiradentes, Minas Gerais.

 

Levar esta exposição para Tiradentes significou muito mais do que apresentar minhas peças na cidade onde ela começou a surgir. Significou ter a oportunidade de mostrar para os artesãos que foram suas fontes de inspiração e cujas técnicas e trabalhos estavam nelas representados, a grandiosidade e importância do que fazem. Perceber a alegria e emoção de cada um deles ao se sentir reconhecido no meu trabalho e entender a homenagem que fiz para cada um deles, e ao mesmo tempo para todos os artesãos deste país, foi de um valor inestimável.

Fotos: Caca Bratke

 
1/10

Desdobramentos Semana Criativa de Tiradentes

Outubro 2018

Espaço Aimorés - Tiradentes - MG

Desdobrar pode ser entendido como dividir em partes, mas no nosso caso fizemos o oposto, nós somamos as partes, todas elas. Somamos técnicas, pessoas, esforços e dedicação. Somamos vidas, materiais, ideias e determinação. Assim consolidamos nossa exposição junto ao outro significado de desdobrar: dar tudo de si!

 

Desdobramentos foi uma exposição onde todos empenharam-se ao máximo para apresentar e consolidar o propósito da Semana Criativa de Tiradentes, projeto idealizado por Simone Quintas e Junior Guimarães, que visa, através das trocas e aprendizados entre designers e artesãos, ampliar horizontes tanto no âmbito dos produtos como no âmbito da transformação pessoal que todos os envolvidos experimentam durante o processo.

 

Durante 8 meses eu e meu parceiro e amigo, o designer Sérgio Cabral, fizemos trabalhos ao lado dos artesãos participantes da Semana Criativa de Tiradentes 2017: Expedito Jonas de Jesus, Lilia Fonseca, Maria Conceição de Paula, Rondinelly Santos e Wagner Trindade. Foram três imersões, inúmeras trocas de mensagens e telefonemas, envio de fotos e materiais. Mergulhamos de cabeça, envolvemos as famílias e equipes e criamos luminárias, esculturas, jóias, colheres, poltronas e muitas outras peças incríveis que mostram as inúmeras possibilidades que existem quando libertamos nossa imaginação.

Fotos: Caca Bratke

 
1/4

Unknown Territories

Abril 2018

Usagi Gallery - Brooklyn

Nova Iorque, EUA

O que dizer quando recebemos um convite vindo de Hong Kong para participar de uma exposição na qual a curadoria busca peças de designers que vão além da estética e passam uma mensagem sobre o contexto histórico, cultural e social do seu país?

 

Eu disse sim! E este sim me proporcionou conhecer pessoas incríveis que compartilham dos mesmos sentimentos que eu apesar de morarmos em partes diferentes do globo, me permitiu ter o meu trabalho e o da Deuzani e suas filhas exposto em uma cidade como Nova Iorque, durante a NYCxDesign, onde gente do mundo todo pôde entrar em contato com a tradição da cerâmica do Vale do Jequitinhonha e suas histórias, me fez descobrir que quando falo do que acredito consigo expressar minha emoção em outras línguas e contagiar quem estiver ao redor.

 

Enfim, só posso agradecer a Zsofia Ilosvai e a Elvira Cascione, da Design Pier, por terem me encontrado nem sei bem como e me convidado para participar da exposição Unknown Territories, na Usagi Gallery, em NY.

 

A exposição que era para ficar apenas durante o período da NYCxDesign fez sucesso e foi convidada pela galeria para se estender por mais um mês. E assim a Yankatu e o trabalho artesanal brasileiro tem a chance de apresentar para o mundo uma parte da riqueza do nosso país.

 
1/3

SP - Arte 2018

Abril 2018

Pavilhão da Bienal

Yankatu participou da exposição DESDOBRAMENTOS no espaço da SEMANA CRIATIVA DE TIRADENTES na SP-Arte.

 

Foi lançada na feira a Cômoda Rococó, da  Coleção Artesãos, o ouro que aflora pelas mãos. A Cômoda apresenta o trabalho de Rondinelly Santos, artesão da cidade de Tiradentes, MG.

 
1/3

PIASA Auction Paris

Dezembro 2017

Casa de Leilões PIASA - Paris

Yankatu participou do leilão Design do Brasil 2017, realizado pela PIASA em Paris, com a Coleção Memórias

Design + Art do Brasil 2017 foi uma viagem mais ousada do que a anterior, em 2016. Desta vez a Piasa propôs um foco particular na descoberta de novos talentos brasileiros. Com uma grande variedade de peças que mostram a riqueza do design contemporâneo, a diversidade de materiais, a originalidade das peças, seus pequenos toques de humor ou sua interatividade. Um design funcional subversivo que traz novas dimensões simbólicas e conquista o mercado internacional.

 

“Os irmãos Campana, na origem do "design d'auteur", criam obras nos limites da arte contemporânea e com dinâmicas similares de mercado, tendência que continua a evoluir e se diversificar... O mesmo caso acontece com Mari Dabbur e a Yankatu, que introduzem elementos de artesanato local em suas peças: a poltrona Meada e o conjunto Memórias enfatizam as habilidades dos tecelões tradicionais de Minas Gerais para reinventá-los.”

Fotos: PIASA

 
1/17

Tiradentes Creative Week

Outubro 2017

Tiradentes / MG​

Foi um grande presente ser convidada pela Simone Quintas para participar do LAB, uma série de imersões para desenvolver produtos com o objetivo de estimular a criatividade e ampliar possibilidades, ao lado dos designers Daniela Karam, André Bastos e Guilherme Ribeiro (do Nada se Leva) e Paulo Alves e dos artesãos Expedito Jonas de Jesus, D. Lilia Fonseca, D. Maria da Conceição de Paula, Rondinelly Santos e Wagner Trindade.

 

No meio desse processo acabamos envolvendo também o talentoso fotógrafo João Bertholini, responsável não apenas pelas fotos que vocês podem ver ao lado, mas também pelas lindas fachadas emolduradas que receberam as tradicionais cruzes de Tiradentes feitas pela D. Lilia. 

 

Mergulhamos todos de cabeça, trocamos experiências e histórias de vida, ao mesmo tempo tão diferentes e tão iguais. Estávamos todos abertos para o novo, com vontade de ajudar e de aprender, e foi assim que nasceram produtos belíssimos que uniram materiais, técnicas e principalmente pessoas.

 

Como vocês podem notar, o resultado da Semana Criativa foi muito além das palestras e dos objetos criados, ela invadiu nossas almas e conquistou nossos corações.

Fotos: João Bertholini

 
1/9

Exposição Moldar Mudar

a vida moldada no barro da alma

Agosto 2017

A CASA Museu do Objeto Brasileiro

Resgatar tradições, sem abrir mão do que o presente nos oferece, sempre em busca de um futuro melhor. Foi pensando assim que nasceu mais uma exposição do grupo _ATY, formado por mim e pelas designers Mari Dabbur, Marina Dias, Maria Helena Emediato e Aline Victor.


Fé, resiliência, superação e tempo. Conceitos fortes percebidos por cada uma de nós durante a imersão no Vale do Jequitinhonha em janeiro de 2017. Bases sólidas que fizeram e fazem com que as incríveis mulheres deste Vale reescrevam suas histórias, dia após dia. Sem que nos déssemos conta foram eles também as bases sólidas que fizeram com que conseguíssemos colocar de pé em apenas sete meses esta exposição, mesmo com todos os percalços do caminho.

Desde a argila bruta transformada em pó, até a peça final pintadas com tintas extraídas do próprio barro e dos minérios da região, procuramos mostrar tudo o que existe por trás deste delicado trabalho em cerâmica, tradicional desta região. Acreditamos que ao conhecerem todo o processo as pessoas passam a entender melhor o trabalho e valorizá-lo mais.

 

A presença da artesã Deuzani Gomes dos Santos foi muito importante. Ao declamar a poesia Mulher, de sua autoria, ela resumiu como esta tradição artesanal brasileira afeta e é afetada pelas pessoas que vivem em seu entorno e as que vivem longe dele também.

Fotos: Juan Guerra

Assista a entrevista dada à TV Câmara

 
1/2

100% Brasil  - BRASIL S/A

Abril 2017

Università Degli Studi di Milano​

Milão - Itália

O maior evento do design brasileiro em Milão. O Banco Memórias fez parte da Mostra 100% Brasil promovida pela BRASIL S/A em Milão em Abril de 2017.

Fotos: Brasil S/A

Assista a entrevista dada à jornalista Marcia Carini da TV CASA COR.

 
1/3

5th Brazilian Object Award

Dezembro 2016

A CASA Museu do Objeto Brasileiro​

Coleção Memórias é Premiada no 5º Prêmio do Objeto Brasileiro realizado pelo Museu A CASA.

2º Lugar na Categoria Objeto de Produção Autoral

Juri: Maíra Fontenele - Coordenadora Nacional da Carteira de Projetos de Artesanato do SEBRAE, Regina Galvão - Jornalista especializada em Designer Sérgio J. Matos - Designer de Produto;

Fotos: Angelo Miguel

 
1/7

Fio da Meada Exhibition

Novembro 2015

A CASA Museu do Objeto Brasileiro

Mayumi Ito é uma pessoa única, determinada, persistente e realizadora de um trabalho incrível. Após uma temporada de anos no Japão retornou ao Brasil para se dedicar ao resgate das técnicas artesanais da região de Muzambinho, cidade ao sul de Minas Gerais, e ao longo dos últimos resgatou muito além do que imaginava.
 

Meu encontro com a Mayumi foi obra do acaso ou quem sabe, guiado pelo coração. Em busca de mais material de pesquisa fui parar no A Casa – Museu do Objeto Brasileiro, onde ela estava, com seu jeito único, suas peças primorosas e sua paixão pelos artesãos de Muzambinho. De lá sai com um convite, viajar para conhecer os artesãos, e uma certeza, essa história iria render muitas outras.
 

Me uni à Maria Helena Emediato, Mari Dabbur e Marina Dias, três amigas e designers, apaixonadas como eu pela “arte do artesanal”, e lá fomos nós, em busca de conhecimento, de tradições, de significado. Encontramos muito mais que isso, encontramos histórias de vidas, cheias de delicadeza e também de luta, coragem e amor pelo trabalho.
 

Ao retornar nos unimos ainda mais para pôr em prática um sonho: realizar uma exposição e apresentar para o mundo esse potencial brasileiro, tantas vezes escondido e mal interpretado, retribuindo de alguma forma o carinho que recebemos lá e demonstrando a importância do trabalho artesanal, que não pode ser esquecido, ao contrário, precisa ser resgatado pelas novas gerações que vislumbrem nele todo potencial adormecido

Fotos: Juan Guerra

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Pinterest
  • Branco Facebook Ícone

ATENDIMENTO COM HORA MARCADA

 

Rua Professor Filadelfo Azevedo, 521

Casa 2 - Vila Nova Conceição

São Paulo - 04508 011- Brasil

SIGA-NOS

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Facebook

contato@yankatu.com.br

+55 11 98142-2200

NEWSLETTER

Uma vez por mês compartilhamos viagens, encontros com artesãos e convites para exposições

ASSINE AQUI

Copyright 2017 Yankatu Design com Alma