PROJETOS DE IMPACTO SOCIAL

A YANKATU aprofunda os conceitos da relação com os artesãos promovendo ações que extrapolam o fazer do design, estabelecendo uma troca de conhecimentos e ampliando os horizontes  das pessoas que cruzam o seu caminho

Há muitas formas de se descrever os impactos gerados pela Yankatu.

A minha paixão pelo artesanato brasileiro me possibilita conectar pessoas e trabalhos, facilitar a conexão e a comunicação entre os artesãos e aqueles que, como eu, se encantam com eles, suas histórias de vida e seus trabalhos artesanais.

Tudo isso sempre pautado por uma relação de respeito e admiração mútuos, que contribui para a valorização da nossa identidade brasileira.

Toda vez que entramos em contato com as pessoas nós recebemos um pouco delas e oferecemos um pouco de nós. A vida é um eterno compartilhar de saberes e quando entendemos a importância de cada um para a vida de todos conseguimos construir um mundo melhor.

1/2

Série

Kwasawá

2019

A ArteSol é uma organização sem fins lucrativos cujo principal propósito é salvaguardar o fazer artesanal de tradição. A comunidade ribeirinha de Urucureá, no oeste do Pará, faz parte da Rede Artesol, uma rede nacional do artesanato cultural brasileiro onde através de um mapa, técnicas, regiões ou perfis, coloca você mais próximo das belezas espalhadas por este país. 

A coleção Alma-Raiz nasce do meu encontro com os artesãos de Urucureá, dele nasce também a série Kwasawa, que se torna exposição em outubro de 2019, no A Casa – museu do objeto brasileiro. Parte da exposição Duas Crônicas, conjunta com o fotógrafo autoral Marcelo Oséas, a exposição Kwasawa homenageia a ancestralidade indígena, apresentando as cerâmicas da etnia Borari e suas releituras através do trançado de palha de tucumã feitas pelas artesãs. A contrapartida social do evento é possibilitar a montagem de uma exposição na cidade de Alter do Chão, próxima à comunidade, permitindo que os artesãos possam vê-la e fortaleçam ainda mais o valor e o respeito às suas origens e tradições.

Zana

Maria

2018

Conheci Rosana Maria Alves em setembro de 2014, em Muzambinho, Minas Gerais, e desde então fazemos parte uma da vida da outra. A coleção Ipê foi o início desta linda relação, lançada em outubro de 2015 na Galeria D, em São Paulo, fez parte da exposição Fio da Meada, no mês seguinte, no A Casa – museu do objeto brasileiro, também em SP.

Zana Maria cria, recria e transforma fuxicos em peças carregadas de emoção. No decorrer dos anos apresentei seu trabalho por onde passei e assim que tive a oportunidade transformei sua história na exposição Coisas e Não Coisas, em novembro de 2018.

O sucesso foi tanto que ela foi convidada para fazer a exposição Fuxicando Técnicas Fazendo Arte no Senac São Paulo, em maio de 2019, apresentando seu trabalho em uma das mais importantes instituições brasileiras.

IR PARA POST 1 NO BLOG

IR PARA COLEÇÃO IPÊ

IR PARA REPORTAGEM SENAC

Exposição

Artesãos

2018

Um convite para participar da Semana Criativa de Tiradentes colocou no meu caminho, em julho de 2017, os artesãos Rondinelly Santos, Expedito Jonas de Jesus, Wagner Trindade, Maria Conceição de Paula e Lilia Fonseca. Juntos com os outros designers convidados desenvolvemos peças apresentadas durante o evento realizado em outubro do mesmo ano. Como o tempo juntos foi pouco precisei retornar já em dezembro para escrever uma outra história, a coleção Artesãos, o ouro que aflora pelas mãos, lançada em junho de 2018 em São Paulo, e levada para Tiradentes em outubro, como um dos eventos da SCT. 

A possibilidade de levar as peças inspiradas nas suas histórias, onde seus trabalhos se encontram incorporados, gerou muita emoção, em mim, neles e na região, que pode ver de perto uma nova forma de olhar e abordar o trabalho artesanal.

Em fevereiro de 2019, com a ajuda do designer Sérgio Cabral, consegui trazer Rondinelly e Expedito para São Paulo, para um bate-papo no dia da abertura da exposição Artesãos, na Galeria Yankatu. Neste dia o designer Eduardo Borém os conheceu e logo depois seu coração ou levou para Tiradentes, desenvolvendo com ambos a coleção Torre de Marfim e levando o trabalho destes dois mestres para Milão em abril, durante o Salão do Móvel de Milão, um dos principais eventos do segmento de mobiliário e design do mundo.

IR PARA COLEÇÃO

IR PARA POSTS NO BLOG

RONDINELLY

DONA MARIA

DONA LILIA

WANGER TRINDADE

EXPEDITO

1/8

Livro

Deuzani

2018

Esta publicação independente é uma homenagem minha e do fotógrafo Marcelo Oséas à poeta Deuzani Gomes dos Santos, às suas palavras sensíveis e ao trabalho artístico e social magnífico que realiza na comunidade de Coqueiro Campo, Vale do Jequitinhonha/ MG.

IR PARA POST 1 NO BLOG

IR PARA POST 2 NO BLOG

Exposição

Moldar Mudar

2017

Deuzani Gomes dos Santos é mulher, mãe, artesã e poeta. É força e sentimento. Nos conhecemos em julho de 2016 e em janeiro de 2017 tive a honra de me hospedar em sua casa durante uma semana, conhecendo de perto a vida no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Ali tive uma percepção diferente sobre o tempo e a coleção Registros do Tempo começou a nascer. 

Lançada em agosto de 2017 a coleção fez parte da exposição Moldar Mudar, a vida moldada no barro da alma, no A Casa – museu do objeto brasileiro, também em SP, onde além de apresentar os diferentes olhares de cinco designers para o artesanato da região, contou-se a história deste, apresentando em detalhes o seu processo de criação, desde a argila transformada em pó, até a transformação dos pigmentos através do calor do forno. A abertura da exposição contou com a presença de Deuzani e a declamação de suas poesias.

Suas poesias mereciam mais e, em agosto de 2018, junto com Marcelo Oséas, lançamos a publicação independente Deuzani, a poeta do Vale.

 

Uma homenagem às suas palavras sensíveis que traduzem em poesias parte da história do Vale.

IR PARA COLEÇÃO

IR PARA REPORTAGEM

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Pinterest
  • Branco Facebook Ícone

ATENDIMENTO COM HORA MARCADA

 

Rua Professor Filadelfo Azevedo, 521

Casa 2 - Vila Nova Conceição

São Paulo - 04508 011- Brasil

SIGA-NOS

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Facebook

contato@yankatu.com.br

+55 11 98142-2200

NEWSLETTER

Uma vez por mês compartilhamos viagens, encontros com artesãos e convites para exposições

ASSINE AQUI

Copyright 2017 Yankatu Design com Alma