Coleção de Memórias

Fevereiro 6, 2018

Uma das coisas que gosto no meu trabalho é que para realizá-lo é preciso haver empatia, seja com o cliente, seja com o artesão (e no meu caso com os fornecedores também!). Este tipo de relação faz com que se criem laços de confiança e amizade que levo comigo vida afora, por isso que vocês podem notar que neste projeto há uma boneca e um baú iguais aos do sótão do post anterior.

A família cresceu e foi preciso mudar para uma casa mais espaçosa. Desta vez o maior desafio era expor a coleção quadros, esculturas e objetos de valor sentimental de forma harmônica. Desafio por assim dizer pois amo fazer isso, e amo ainda mais quando as pessoas se surpreendem por encontrar composições inesperadas, como a renda vinda de Pernambuco que saiu do armário e deitou-se delicadamente sobre o baú ao lado da escultura da artista plástica Laura Vinci, deixando à vista as boas recordações da cidade natal da cliente.

Um living onde obras de arte dividiram espaço com a arte popular brasileira como a escultura de Itamar Julião, e o design, representado pelo banco Bandeirola do designer Ivan Resende, que foi usado não apenas como local de apoio mas também e principalmente como parte da coleção. Mostrando que essa mistura é possível sim e fica até mais interessante pois traduz um pouco da personalidade e da história de seus colecionadores.

E como não poderia deixar de ser, resgatei a poltrona que iria para doação. Fui um pouco insistente, eu confesso, mas acabei convencendo a cliente a trocar o tecido e aproveitá-la na composição. Elegante, ela ganhou lugar de destaque no living logo abaixo do desenho de Tarsila do Amaral. E o mais legal, esta casa já não existe mais mas a poltrona continua firme, hoje ao lado da cama no quarto da Gabi, aquela Gabi que brincava no sótão encantado!

A produção do Aldi Flosi e a foto do Luis Gomes para a Casa Claudia registraram não só uma parede bonita mas muitas histórias e recordações, inclusive do dia em que foi tirada, quando a cliente nos recebeu com um verdadeiro banquete de quitutes pernambucanos em uma mesa decorada com os tradicionais trabalhos artesanais da região. Carinho percebido em todos os detalhes.

Revista Casa Claudia
Outubro 2009
Reportagem Visual: Aldi Flosi
Foto: Luis Gomes
Texto: Regina Galvão

About the author

Yankatu - Design + Art with Brazilian soul

Maria Fernanda Paes de Barros Penteado

Add a comment