Casa com Alma Brasileira

Maio 22, 2018
Casa com Alma Brasileira

Apaixonada pelos trabalhos artesanais do Brasil resolvi viver cercada por eles, não apenas pelas peças da Yankatu que mobíliam e enfeitam meu apartamento, mas também por um número sem fim de obras que me aquecem o coração. São tantas que perdi a conta e, outro dia ouvi de uma pessoa cujo trabalho admiro muito, que já podia me considerar uma colecionadora.

Na sala a estante Contas divide o espaço com a escrivaninha Virginia do designer Paulo Alves com o qual tive o prazer de trabalhar durante a Semana Criativa de Tiradentes e que agora considero um grande amigo. Logo mais um sofá dele chega para completar o living que é ao mesmo tempo home theater e escritório, e têm a vibração dos tecidos estampados de uma designer pra lá de especial, Daniela Karam.

(Na foto coleção de banquinhos, obras de artistas que admiro como: Clarice Borian, Hilal Sami Hilal, Kboco e Wagner Malta Tavares, Leda Catunda e o Buffet Tribos, primeira peça da Yankatu)

Viver entre móveis, objetos e obras de arte de pessoas que tive o prazer de conhecer pessoalmente e outras que ainda pretendo conhecer considero um grande privilégio. Traz aconchego, calor humano.
 
A varanda teve o paisagismo feito pela talentosa Aline Victor que hoje mora na Holanda mas que antes de embarcar esteve aqui me ajudando a plantar um pé de acerola, bromélias e afins. E é nela que está o balanço Alpendre da minha querida amiga Maria Helena Emediato e o banco Mercato que criei para a Acierno, do Carlo Calabrò, outra pessoa incrível que adoro e considero um amigo querido. Aliás, ele é responsável também pela execução da minha cozinha, integrada ao living, onde os encaixes e os puxadores de contas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha sempre chamam a atenção de quem entra, seja pela delicadeza, seja pelo inusitado.
 
Na verdade, quando estou em casa estou sempre envolvida pelos amigos, mesmo quando eles não estão lá, pois há alguma coisa de cada um deles espalhada com carinho pelos quatro cantos do apê.
 
No lavabo a luminária Renda da encantadora Mari Dabbur me lembra dos primeiros passos da Yankatu, que nascia enquanto nossa amizade se fortalecia. Também é ele que abriga uma das obras da artista e amiga Adriana Florence, a outra fica apoiada sobre um dos bancos da minha coleção, dividindo a parede com obras dos incríveis Hilal Sami Hilal, Kboco e Wagner Malta Tavares e da sempre doce Isabelle Tuchband.
 
E por aí vai... preciso me controlar caso contrário o texto não têm fim! Deixarei um pouco para uma próxima vez!

About the author

Yankatu - Design + Art with Brazilian soul

Maria Fernanda Paes de Barros Penteado

Add a comment