Expedito e a Pedra Sabão

Junho 22, 2018

Impossível não ser contagiado pelo sorriso e espontaneidade do mestre artesão escultor Expedito Jonas de Jesus. Expedito faz parecer fácil criar esculturas belíssimas em pedra sabão sem nem ao menos fazer um desenho antes. Para ele é simples assim: passa um tempo olhando para a pedra até que ele enxergue, dentro dela, aquilo que ela quer ser, depois usa apenas seu formão para retirar os fragmentos que não lhe pertencem e tirar dela mulheres voluptuosas, querubins, flores, leões, elefantes e o que mais sua sensibilidade sugerir.

Ele fala sobre seu dom com uma naturalidade e humildade sem tamanho. Conta que a beleza de seu trabalho o levou para morar um ano em Portugal quando jovem, convidado por um casal de portugueses que visitavam Tiradentes, MG, a ir ensinar aos artesãos de lá o entalhe na madeira. Por incrível que possa parecer, esta técnica que veio de lá durante a colonização do Brasil estava se perdendo, e foi preciso que ela fosse resgatada pelos artesãos brasileiros.

Expedito não aguento ficar por lá muito tempo, a saudade da família falou mais alto e também sua paixão pela pedra sabão. De volta à Tiradentes ele tornou a esculpir a pedra e nunca mais parou, criando esculturas às vezes tão delicadas que nem parecem ter nascido da pedra dura.


Quem olha seu trabalho não imagina como ele é difícil. Ele escolhe a pedra na pedreira e com alguma ajuda consegue descê-la até onde o carro chega para poder trazê-la para sua oficina. Um lugar quase que a céu aberto onde ele montou sua própria serra para poder fatiar as pedras quando necessário.

Ele me disse certa vez: “Eu faço a peça primeiro para mim, o que eu estou fazendo tem que me agradar, só assim vai agradar aos outros”. Para mim Expedito têm alma de artista, e ele permite que sua alma o guie pela vida pois têm orgulho de ser quem é. Ele está coberto de razão. Do nosso encontro, nasce a Mesa Alma de Artista, que faz parte da Coleção Artesãos: o ouro que aflora pelas mãos, apresentada em Junho na MADE 2018.

About the author

Yankatu - Design + Art with Brazilian soul

Maria Fernanda Paes de Barros Penteado

Add a comment