top of page

Maria Fernanda Paes de Barros é designer, artista, uma apaixonada pesquisadora das tradições culturais brasileiras e idealizadora da Yankatu. Formada em Administração de Empresas com especialização em design de interiores e design de mobiliário, desenvolveu diversos projetos e coleções em colaboração com artesãos de diferentes partes do Brasil e recentemente do mundo.

Maria Fernanda desenvolveu uma metodologia própria a partir da sensibilidade, da escuta apurada e do aprendizado em anos de viagens de imersão e convivência por cidades interioranas, comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. Por outro lado, nascida e criada em São Paulo e viajante do mundo, tem um olhar apurado e abrangente que, aliado ao conhecimento técnico, lhe conferem a experiência necessária para o desenvolvimento de projetos que alinham ética, impacto e sofisticação.

Cursos,
Vivências &
Palestras

Cursos

O Artesanato vem ganhando cada vez mais espaço, tendo seu valor e singularidades reconhecidos, o que é importantíssimo, mas é preciso lembrar que ele envolve vidas. O trabalho com artesãos e artesãs não pode ser visto como uma tendência passageira ou novo luxo, ao contrário, ele é um compromisso que exige muita responsabilidade e demanda sensibilidade. Nossos cursos visam ampliar o olhar para além do artesanato enquanto produto, técnica e tradição, englobando a comunidade e o seres humanos que os mantém vivos e que, entre muitas outras coisas, são também artesãs e artesãos.

Vivências

Partindo da mesma premissa das palestras, nas vivências o intuito é aprofundar o envolvimento dos participantes, instigando-os a refletir sobre os temas apresentados, colocar em prática o aprendizado das relações horizontais e entender as possibilidades de sua aplicação profissional e também pessoal. As vivências abrem janelas para lugares desconhecidos ou que simplesmente precisam ser (re)conhecidos, munindo os participantes com uma novo maneira de olhar o mundo que os torna capazes de enxergar além.

Palestras

Para empresas, escritórios de arquitetura, universidades, escolas, instituições e outras iniciativas que desejem trazer para o foco o trabalho colaborativo, o design, a valorização das heranças culturais e o impacto social, cultural e ambiental. Com ética e responsabilidade Maria Fernanda compartilha seus conhecimentos, experiências e aprendizados para o desenvolvimento de trabalhos colaborativos, aguçando a escuta, resgatando identidades e reunindo os envolvidos em torno de um objetivo comum.

Desenvolvimento de
Projetos

Desenvolvemos projetos e fazemos a
interlocução entre empresas, instituições, escritórios de arquitetura, de moda e criativos em geral com artesãos (indígenas e não indígenas), sempre respeitando a cultura e o bioma local e envolvendo uma
contrapartida social para a comunidade
em questão. Utilizamos metodologia própria criada ao longo de nove anos de experiência atuando em diversas.partes do Brasil com as mais diversas tradições artesanais brasileiras e inúmera diversidade de materiais  que elas utilizam.

  • Metodologia YANKATU: Artesanato para Além das Tendências


    Início 8 de jun.

    1.980 Reais brasileiros
  • Metodologia YANKATU: Artesanato para além das tendências


    Início 15 de jul.

    4.800 Reais brasileiros
  • Metodologia YANKATU: Artesanato para Além das Tendências


    Início 3 de ago.

    1.980 Reais brasileiros

Considerando que cada um de nós é sempre único e partindo da premissa do design com alma, a Yankatu oferece a possibilidade de criar palestras, vivências e workshops personalizados, de acordo com o foco do cliente e a necessidade dos participantes.

bottom of page