
vivências culturais
As vivências culturais são uma proposta de imersão e aprendizado. Elas abrem janelas para lugares desconhecidos ou que simplesmente merecem ser redescobertos.
Nosso objetivo é proporcionar aos participantes uma nova maneira de ver o mundo, ampliando horizontes, aguçando os sentidos e transformando percepções.
a viagem
O Vale do Jequitinhonha está localizado no estado de Minas Gerais e abraça o rio que leva o mesmo nome. Eternizado por grandes escritores, o Vale é berço de diversas manifestações culturais e artesanais, como bordados, tecelagem, cestaria e a cerâmica, que foi declarada patrimônio imaterial do estado.
A proposta é uma viagem de transformação na qual vivenciaremos a realidade das artesãs do Vale, que são também mães, filhas, mulheres que cuidam da casa e das plantações, e que sustentam suas famílias. Uma experiência que nos conecta com o tempo real e suas inúmeras variáveis, muitas vezes distantes da vida urbana.
Nossa hospedagem será no receptivo familiar da querida Deuzani Gomes dos Santos, em Campo Buriti. Lá, além de saborearmos as delícias mineiras preparadas por ela, teremos a oportunidade de colocar a mão no barro em oficinas ministradas por sua filha, Marcilene Barbosa dos Santos.
Para uma experiência ainda mais profunda, a viagem incluirá visitas a diversas comunidades próximas e dedicaremos um dia especial para conhecer as artesãs da Tecelagem Roça Grande, na cidade de Berilo.
depoimentos
Elena Sakuda
Sócia-fundadora da Sakudasilk
São Paulo, Brasil
Minha vivência no Vale do Jequitinhonha mostrou que na vida não podemos nos cercear por medo de errar. É preciso aprender, intuir, seguir em frente. Nunca imaginei que poderia me entregar à criação manual sem medo ou julgamento. Não sabia que seria capaz de pintar sem ser tolhida pelas tintas da autocrítica. Eu me senti livre, leve e solta como a criança que já fui. Quando se fala de liberdade, o primeiro passo para ser livre é sentir-se livre.
Precisamos de muito pouco para sermos felizes e estarmos de bem com a vida ♥
Célia Beraldi
Estudante
São Paulo, Brasil
Estar no Vale do Jequitinhonha me trouxe memórias da minha infância e das mulheres fortes que fizeram parte dela. Me tocou observar a aridez da região e a dureza da vida, em contraste com a beleza da arte que revela a alma criativa de quem habita o Vale. Era um sonho conhecer o Vale do Jequitinhonha e sua arte, e fazê-lo com pessoas gentis, acolhedoras e conhecedoras do lugar, tornou a experiência ainda mais impactante e especial. Sou muito grata pela oportunidade de viver essa experiência.
Neeltje Thomas
Estudante de Design
Eindhoven, Países Baixos
Em meio à seca e à desigualdade, aprendi com as mulheres do vale uma força e uma delicadeza incomparáveis. Em sua arte — impregnada de herança, histórias e esperança — encontrei admiração e reflexão. Esses encontros me ensinaram que a verdadeira conexão nasce da abertura, da esperança e da humanidade compartilhada — e que a arte e o artesanato ocupam um lugar inestimável nesse caminho. Valorizar e preservar esses ofícios significa não apenas gerar renda, mas também proteger o patrimônio e nutrir nossa humanidade comum.
























