
metodologia
Yankatu
​Maria Fernanda desenvolveu uma metodologia própria a partir da sensibilidade, da escuta apurada e do aprendizado em anos de viagens de imersão e convivência por cidades interioranas, comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas.
Por outro lado, nascida e criada em São Paulo e viajante do mundo, tem um olhar apurado e abrangente que, aliado ao conhecimento técnico, lhe conferem a experiência necessária para o desenvolvimento de projetos que alinham ética, impacto e sofisticação.
artesanato para além das tendências
curso
O Artesanato tem ganhado cada vez mais reconhecimento pelo seu valor e singularidade, o que é muito positivo. No entanto, é fundamental lembrar que por trás de cada peça existem vidas. O trabalho com artesãos e artesãs não deve ser visto como uma tendência passageira ou um novo luxo; ao contrário, é um compromisso que exige responsabilidade e sensibilidade.
Nosso curso tem como objetivo expandir a compreensão do artesanato para além do produto, da técnica e da tradição, focando nas comunidades e nos seres humanos que o criam. Aprofundaremos o conceito de relacionamento horizontal na criação e desenvolvimento de projetos colaborativos, bem como o impacto gerado por essas relações.
Para isso, contaremos com a participação de artesãos e artesãs que compartilharão suas experiências e aprendizados. Ao final do curso, você estará apto a realizar parcerias que somam conhecimentos, respeitando e valorizando as identidades de todas as partes envolvidas.
​
O curso é dividido em três módulos, sendo a participação no 2º e 3º módulos facultativa e a opção feita no momento da matrícula.

módulo 1
da essência ao
trabalho colaborativo
Este módulo inclui dinâmicas de autopercepção, estudo de casos reais, os impactos das relações estabelecidas e conta com a participação online e também ao vivo de artesãos e artesãs, afinal, a visão deles é essencial quando falamos em artesanato e colaboração.

módulo 2
viagem de imersão
Nossa proposta é uma jornada de transformação que permitirá ao aluno vivenciar a realidade das artesãs do Vale do Jequitinhonha. Essa percepção de mundo, distinta da nossa habitual, amplia o olhar e o entendimento sobre a necessidade da valorização do artesanato e de um comércio justo.
