top of page

Universo

A Yankatu é uma plataforma de design, pesquisa e desenvolvimento de projetos que une saberes ancestrais e contemporâneos. É também uma galeria que apresenta peças artísticas, mobiliário e objetos – feitos de forma autoral ou em colaboração com artesãos, sob medida ou a pronta entrega – que levam em si uma herança cultural do Brasil e do mundo. 

A marca nasceu em 2014 a partir do desejo da artista, designer e pesquisadora Maria Fernanda Paes da Barros em traduzir a essência da identidade brasileira através da arte e de um design singular e atemporal. Com o passar do tempo, os estudos ganharam uma esfera de pesquisa internacional com artesãos do mundo, sempre com a premissa de resgatar a importância e o valor das tradições artesanais.

 

"Há um mergulho muito profundo em pesquisas sobre a cultura ancestral de cada povo, comunidade ou grupo, respeitando suas identidades, celebrando suas histórias e a relevância de suas tradições para o impacto socioambiental e o desenvolvimento econômico."

 

Por meio de palestras, bate-papos, viagens, imersões, feiras e exposições nacionais e internacionais,

a Yankatu tem o intuito de gerar impacto social e econômico em todas as vertentes de cada projeto.

Manifesto

Da nossa alma, a herança. Das mãos que criam, o design. Da intenção, a arte.

 

Em passos lentos pelas terras, povos e culturas, moldamos conexões construídas através da matéria. Informação, questionamento e a beleza do artesanato impressa nas entrelinhas das peças, dos contos, dos encantos.

 

Somos plurais. 

Assim como as pessoas, entendemos que cada projeto leva uma narrativa e uma identidade conquistada a partir do processo artesanal. Temos responsabilidade em transcrever essas histórias, temos múltiplas formas em contá-las, desenhá-las e conhecê-las.

 

Valorizamos as tradições e heranças culturais através de manifestações artísticas, educacionais e sociais. Mergulhamos nas raízes e na sabedoria dos

legados. Indagamos a criatividade por meio da narrativa contada pelo olhar ao próximo, mas ainda, através do olhar do próximo.

 

Utilizamos do design e da arte como ferramentas de transformação.

Além da matéria, transformam as pessoas por trás das cadeias de produção. Compreendemos a vida como um eterno compartilhar de saberes, e acreditamos que apenas quando entendemos o valor deste aprendizado dentro de cada vivência, viveremos em um mundo mais belo.

Um mundo melhor.

 

Somos todos histórias para além da matéria.

Maria Fernanda Paes de Barros - Ensaio Alma Raiz -  Marcelo Oséas 2019  (5).jpg

Maria Fernanda Paes de Barros

Maria Fernanda Paes de Barros - Ensaio Alma Raiz -  Marcelo Oséas 2019  (14).jpg

Artista e idealizadora

da Yankatu.

Maria Fernanda é apaixonada pelas tradições culturais. Desde sempre o artesanato foi algo que esteve presente em sua vida, sua mãe era professora de música e artes e sempre a incentivou a explorar sua criatividade de construir as coisas com as próprias mãos. O olhar para o outro era algo também muito presente tanto em seu pai quanto na sua mãe. Sua motivação vem da alma. 

 

A cada projeto, mergulha em uma região, seus ofícios e tradições, e na vida das pessoas que os fazem. 

Uma pesquisada rígida pelo olhar, feita com sensibilidade, respeitando o ritmo ditado pelo tempo. 

Urucureá - Kerliane por  Marcelo Oséas -

Impacto

Design e arte são ferramentas de transformação. Eles não apenas transformam materiais em forma, função e beleza, eles transformam vidas. 

 


Compreendemos a vida como um eterno compartilhar de saberes, e apenas quando entendemos o valor deste aprendizado dentro de cada vivência, compartilharemos de um mundo mais belo, um mundo melhor. A Yankatu impacta pela conexão moldada e construída, e transforma as pessoas por trás das cadeias de produção, assim como aquelas que se relacionam por meio das narrações desenvolvidas mediante ao design e à arte.

somos todos histórias para além da matéria.

bottom of page